Post por: Jay A guerra de navegadores nunca termina...
Todo geek sabe que grande parte de seu tempo é ocupado na internet.
Tão logo,todo geek sabe que seu navegador é uma parte muito importante do acesso a internet.
E que nem todo navegador é bom o bastante...
Seria tão bom se todos eles andassem juntos,ou se existisse unicamente um navegador,e que não tivéssemso os problemas que temos hoje.
Os quatro maiores navegadores atuais vivem em guerra,enquanto três deles,aparentemente andam juntos,o bom e (principalmente) velho Internet Explorer continua la,causando problemas a designers e programadores(e por que não há muitos usuários,também).
O Mozzila FireFox(Chamaremos FF),interpreta muito bem a todas as linguagem de programação.Opera e Google Chrome também não tem problemas aparentes...
Quando a microsoft percebeu que,mesmo tendo o maior índice de usúarios,estava perdendo mercado,resolveu fazer algo a respeito,então os navegadores foram atualizados...Talvez ja fosse tarde de mais.
Então surgiram bibliotecas de scripts cross-browser.
Bibliotecas como jQuery .Websites colossais começaram a utilizar dessa opção.Talvez a nossa salvação!
Ainda não,eis que nos surge o CSS3,e começaram mais e mais problemas com folhas de estilos.
Apesar do nosso querido jQuery ser cross-browser,nada impede falhas humanas,ou seja: Usuários com navegadores desatualizados.
A linguagem CSS3 surpreendeu,seletores inovadores,efeitos anteriormente inimagináveis!Mas,infelizmente,mesmo usando jQuery,o Internet Explrer ainda não podia ultilizar tais seletores.Infelizmente,mesmo que jQuery seja cross-browser,o CSS3 não é,o que nos dei perplexos ao ver resultados finais de páginas,e nos faz refazer todo o script.Talvez por isso tenha surgido XHTML(calma,colocarei links de leitura ao final da página).XHTML proporcionava uma incrivel compatibilidade,mas infelzimente,não boa o suficente,então,eis que surge o que talvez seja nossa esperança final: Hacks.
Brinquedinhos feitos por usuários e por empresar,pra aumentar a compatibilidade com as linguagens....com as linguagens,e não com navegadores,podemos por exemplo,declarar ao navegador duas folhas de estilos separadas,uma para cada tipo de browser,o único problema é que podemos passar noites em claro desenvolvendo tais folhas de estilo,mesmo assim,é de grande ajuda scripts como esse.
Esperamos que um dia,esses navegadores tomem consciência que nãoé fácil programar separadamente,o que leza na parte de layout,talvez,por algum motivo,vários sites são feitos em flash.
Links:
Marcadores:
Matéria,
Navegadores,
seven geek
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quando organiza a parada aki... Eu leio ASUhhAShASUhHSuAS
ResponderExcluireu so uso o Opera
ResponderExcluirEu tenho todos os quatro instalados...
ResponderExcluirviciado
ResponderExcluirapesar de existirem tantos navegadores eu acredito que o melhor seja o explorer, pq eh o mais familiar para a maioria
ResponderExcluir