Post por: Jay Bibliotecas javascript

Bibliotecas de scripts existem para praticamente todas as linguagens,no entanto,é mais comum vermos tais bibliotecas para a tão falada linguagem javascript.
Falaremos sobre algumas bibliotecas mais conhecidas,sua fama,que empresas usam e a atual versão,bem como outras ibliotecas muito pouco conhecidas mais que não deixam de lado sua utilidade.Gostaria de citar as bibliotecas jQuery,Dojo,Prototype,Moo.fx,Adobe spry e MochiKit.

Por que usar?

Existem prós e contras no uso dessas bibliotecas.O ponto forte é que em sua maioria,fazem o programadaor escrever menos,e fazer execuções de efeitos de forma rápida.Optem por bibliotecas cross-browser,ou seja,que são interpretadas na maioria dos navegadores.Existem bibliotecas que servem para,por exemplo,fazer expressões matemáticas de forma mais fácil e adequada para o programador,e para o navegador.

Principais funções

Que programador,nunca tentou fazer um efeito fade?Fazer elementos,textos,imagens e formulários aparecerem de baixo para cima (e vice-versa),ou mesmo,que programador nunca tentou fazer uma pequena caixa de diálogo personalizada?Elementos com bordas arrendondadas(o que agora é possível com css3)?Tudo isso é possível com algum esforço e uma boa biblioteca de scripts!

Recomendações

Aqui vão algumas dicas pra quem pretende trabahar com bibliotecas de scripts:
  • Antes de tudo,verifique as páginas de tutorias e informações das bibliotecas,assim você saberá o que pode ser feito,visitar fóruns também é uma ótima opção de busc a de informação nessas horas...
  • Ao começar,frise que as bibliotecas foram feitas pra resolver problemas,então,tenha um problema em mente para resolve-lo.Não adianta ter a biblioteca sem saber pra que ela serve.
  •  Tenha certeza de entender a lógica de programação javascript,pelo menos o workshop básico,para poder  programar de forma limpa e rápida.
  • Muito cuidado com os scripts prontos,pode crompometer seu trabalho, ao usa-los sem as devidas modificações e sem verificar os algoritmos.
  • Explore a biblioteca,ou seja,se sua biblioteca for open-source(código aberto) verifique o código-fonte para poder programar com mais facilidade,é uma boa opção quando se tem dúvidas com relação a viráveis
Espero que esse post tenha atraido aa ateção dos leitores,e não para por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário