A perda de dados contidos em gadgets pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar e por motivos que nossa vã filosofia nem desconfia. Eles são tão recorrentes que uma empresa americana especializada em recuperar arquivos perdidos, a Kroll Ontrack, criou uma lista anual dos dez acidentes mais bizarros no mundo da informática.
Na versão 2009 do ranking estão casos de notebooks que mergulharam no azul profundo do oceano, computadores voadores e servidores destruídos – funcionários decidiram lutar boxe dentro do Data Center da empresa.
Veja a lista em contagem regressiva, do menos ao mais extraordinário acidente.
10 – Promessa é dívida
Um homem formatou por acidente um cartão SD e apagou uma foto particularmente importante. Ela era de uma viagem recente, na qual o mochileiro tinha fotografado uma paisagem de “tirar o fôlego” para um estranho que tinha esquecido a própria câmera em casa. Como havia prometido enviar a foto, o homem não quis quebrar sua palavra. A foto conseguiu ser recuperada.
9 – Acho que vi um ratinho
O cabo de energia que ligava um HD externo ao computador parecia muito mais com o rabo de um ratinho para o gato com sede de caça. Ao brincar com ele, o HD acabou caindo no chão, provocando a perda total de informações financeiras e memórias da família.
8 – Cuidado com a cabeça!
Por motivos até agora desconhecidos, um notebook foi jogado do segundo andar de uma companhia financeira. Na primeira tentativa, os arquivos foram dados como perdidos. Mas uma segunda avaliação conseguiu recuperá-los em parte.
7 – É um pássaro? É um avião? Não, é um computador
Um executivo, atrasado para uma reunião, cometeu um pequeno deslize: na pressa, colocou seu notebook apoiado no teto do carro para achar as chaves, sentou-se ao volante, deu a partida e arrancou a toda velocidade. Quando fez a curva na esquina, o notebook alçou voo e foi arremessado contra um muro. Mesmo com a máquina avariada, foi possível recuperar os arquivos do indivíduo apressado.
6 – Nocaute
Dois colegas de empresa decidiram resolver as diferenças na mão, como se estivessem num ringue de boxe. Mas o local escolhido para a briga foi o Data Center da empresa: o local onde todas os dados críticos ficam armazenados e, teoricamente, protegidos de “eventos não programados”. O resultado da briga foi a queda de um servidor do rack. Para sorte dos dois valentões, as informações foram totalmente recuperadas.
5 – Lombada tipo Everest
Enquanto dirigia sua motocicleta, um fotógrafo passou por uma lombada (também conhecida como quebra-molas) e deixou cair a mala com sua câmera. Não bastasse o desastre, a câmera voou e quebrou de tal forma que o cartão de memória caiu diretamente numa poça d’água.
4 – Estômago irritado
Não deixe a carne descongelando em cima da pia, isso pode fazer mal ao seu computador. Duvida? O bicho de estimação de uma família não digeriu muito bem o petisco congelado e resolveu aliviar o mal-estar em cima do laptop, arruinando o disco rígido e, ao mesmo tempo, o jantar da família.
3 – Cavalgada perigosa
Um passeio a cavalo terminou numa queda abrupta. O cavaleiro levava sua câmera durante o acidente. Enquanto o exame médico não apontou nenhum osso quebrado, o mesmo não pôde ser dito sobre o cartão de memória do aparelho. Os arquivos foram corrompidos e não foi possível fazer o upload das fotos. Mas depois de duas tentativas, foi possível recuperar os dados.
2 – No profundo azul do oceano
Um disco rígido mergulhou 200 pés (cerca de 60 metros) diretamente ao fundo do oceano. Foi descoberto seis meses depois e mandado para a Kroll Ontrack, que limpou o dispositivo e conseguiu recuperar 99% dos dados.
1 – Fora da lei
Quando oficiais de justiça entraram na casa de um suspeito, o indivíduo em questão jogou pela janela seu notebook, contendo dados potenciamente pertinentes à investigação. Foi uma queda de 12 andares. Como resultado, o notebook foi destruído em pequenos pedaços ao atingir a calçada. Mesmo assim, foi possível recuperar fotos, vídeo e e-mails que posteriormente foram utilizados como evidências.
ACIDENTE EXTRA
Repórter da BBC quebra celular 'inquebrável'
O repórter da BBC Dan Simmons, que cobre a área de tecnologia, resolveu testar um telefone celular apresentado na feira Consumer Electronics Show, em Las Vegas, como "inquebrável".
O CEO da empresa Sonim, Bob Plaschke, demonstrou fé no produto. "Pode jogar o celular de uma altura de dez andares, mergulhá-lo a uma profundidade de 20 pés (o equivalente a 6,1 metros), tentar martelar um prego no aparelho, que não quebra", disse ele.
Simmons mergulhou o aparelho em um aquário e verificou que ele ainda estava em condições de receber chamadas, mas não resistiu a pancadas na quina do receptáculo.
Depois de alguns golpes, a tela do celular quebrou, deixando o executivo surpreso e sem graça
Veja o vídeo desse acidente: Clique aqui
Fonte: Tecnologia/UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário